Rede Hemo envia 834 bolsas de sangue para os Hemocentros de São Paulo e Roraima

(19/06/2024) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo enviou, nos dia 14 e 17 de junho, 834 bolsas de concentrado de hemácias para hemocentros de São Paulo e Roraima. Em São Paulo, a Fundação Pró-Sangue recebeu 160 bolsas e outras 674 bolsas de concentrados de hemácias foram enviadas para o Hemocentro de Roraima (HEMORAIMA). As caixas, que estavam armazenadas nos refrigeradores do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, unidade da Rede Hemo, em Goiânia, foram transportadas em uma logística organizada pelo Ministério da Saúde.

A ajuda entre os estados se dá por conta da baixa nos estoques de sangue nos hemocentros de São Paulo e Roraima. Os dois estados apresentam, neste momento, um nível de alerta em seus estoques, o que pode dificultar o atendimento das demandas das unidades hospitalares. Em Roraima, a rede pública de saúde tem enfrentado uma sobrecarga em suas unidades em função da crescente migração de venezuelanos, que buscam refugio no Brasil.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais afirma que o envio das bolsas é possível graças ao volume considerável de doações que o Hemocentro de Goiás tem registrado. “Nossos estoques estão em um nível seguro ao ponto de podermos auxiliar outros estados sem que isso nos comprometa no futuro. Esta situação positiva é fruto das campanhas realizadas e as parcerias que temos feito. Toda a Rede Hemo tem tido sucesso neste Junho Vermelho e, graças a solidariedade do povo goiano, conseguimos abastecer os hospitais e realizar os envios para estados que registram baixas em seus estoques de sangue”, explicou.

Com o envio deste mês de junho, a Rede Hemo de Goiás contabilizou, desde 2022, cinco envios de bolsas de sangue para hemocentros de outros estados. No total, 2.511 bolsas com concentrado de hemácias foram enviadas para outras unidades da federação. O último envio aconteceu em dezembro do ano passado, quando a Rede Hemo enviou 110 bolsas de sangue para o Hemocentro da Bahia. Antes, em julho de 2023, 550 bolsas coletadas em Goiás foram enviadas ao Hemocentro de Alagoas – HEMOAL. Em 2022, o Hemocentro de Pernambuco também recebeu apoio de Goiás, com o envio de 200 bolsas de concentrados de hemácias.

Concentrado de Hemácias

Os concentrados de hemácias é o componente do sangue obtido a partir da centrifugação do Sangue Total (ST) e após a transferência do plasma para uma bolsa satélite. Este hemocomponente transporta oxigênio para todos os tecidos do organismo. É um elemento indispensável à vida. Os concentrados de hemácias são preparados a partir da centrifugação de uma bolsa de sangue total e são utilizados para tratamento de pessoas com anemia ou que tiveram hemorragias.

Acesso à informação