Colaboradores do Hemocentro Coordenador participam de treinamento da brigada de incêndio

(21/06/2024) Colaboradores do Hemocentro Coordenador Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, em Goiânia, passaram por treinamento sobre incêndio e primeiros socorros. As aulas teóricas e práticas, ministradas nos dias 18 e 19 de junho, foram ministradas pelo brigadista Danilo Rosa durante dois dias. Depois de aprenderem e relembrarem alguns pontos básicos de cuidados para se evitar incêndios e o que fazer depois do acidente, os participantes colocaram a mão na massa. Eles simularam o resgate e transporte de vítimas, além de usarem extintores e mangueiras de incêndio para apagar o fogo.

O treinamento teórico foi realizado na sala multiuso da unidade e os participantes fizeram uma avaliação do aprendizado no final. A parte prática foi executada na área externa. Os brigadistas do Hemocentro Coordenador também simularam o acionamento de sinais de emergência, o uso das mangueiras de incêndio para controle de fogo de pequenas, médias e grandes proporções, e também aprenderam como elas devem ser guardadas para estarem prontas para uso.

O bombeiro civil responsável pelo treinamento, Danilo Rosa detalhou que entre as funções do brigadista, está a realização de inspeções periódicas nos equipamentos de atendimento a emergência e combate a incêndio, como extintores, hidrantes, mangueiras e maca de primeiros socorros, por exemplo. Eles também precisam conhecer o Plano de Atendimento a Emergência da edificação, participar de simulações e treinamentos periódicos, além de agir de forma preventiva.

Danilo destaca que os brigadistas devem estar preparados para garantir a proteção de todos. “A gente propõe essa reciclagem anual para que as pessoas tenham calma ao lidar om alguma situação adversidade. Por mais que o prédio seja novo e muito bem equipado, acidentes podem acontecer. Não é algo da rotina dos colaboradores, mas no caso da necessidade, eles precisaram estar preparados”, afirmou

Técnico em segurança do trabalho do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - Sesmt do Hemocentro, Eduardo Teles entende que toda a dinâmica, com um dia de aulas teóricas e outro dia para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, foi suficiente para que os participantes saíssem do treinamento com as noções necessárias para atuarem em caso de necessidade e de urgência. “Foram repassadas informações não só para casos de incêndios, mas de prevenção também. Todo ano nós fazemos o treinamento da brigada de incêndio e renovamos também a equipe da brigada. Então, cada ano são colaboradores diferentes, onde o nosso intuito é formar 100% do Hemocentro como brigadista”, explicou

Ele lista que foram repassadas informações sobre como deve ser a atuação do brigadista, como o extintor deve ser conferido, se a pressão dele está normal, se falta algum item de segurança na unidade e se a sinalização está adequada.

Acesso à informação