Hemocentro de Goiás envia mais de 240 bolsas de sangue para o estado da Roraima

(27/11/2024) O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, em Goiânia, enviou, no último dia 19 de novembro, 245 bolsas de concentrados de hemácias para o estado da Roraima. O pedido foi realizado pelo Ministério da Saúde, devido a alta demanda de transfusão de sangue na região, ocasionada com o aumento da imigração da população Venezuelana no estado. Nos últimos 12 meses, o Hemocentro de Goiás já enviou 2.291 unidades de concentrados de hemácias para várias regiões do país.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais explica que a solicitação é para auxiliar nos altos indicies de transfusões sanguíneas realizadas no estado da Roraima. “Essa solicitação é fruto da qualidade dos hemocomponentes produzidos no Hemocentro de Goiás, da doação voluntária dos doadores goianos que contribuem no abastecimento do estoque de sangue da rede, possibilitando assim a distribuição de hemocomponentes em nosso estado, e em todo o território nacional.”

Segundo a gerente de distribuição da Rede Hemo, Ana Paula Faleiro, diariamente são enviados relatórios sobre o estoque de sangue ao Ministério da Saúde. “E quando surge alguma necessidade, somos acionados para verificar a possibilidade de remanejamento de hemocomponentes. Dando certo, é realizada toda uma logística e monitoramento do Ministério, pra retirada e transportes das bolsas”, informa.

Acesso à informação