Unidades da Rede Hemo homenageiam doadores e parceiros pelo Dia Nacional do Doador de Sangue

(27/11/2024) O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo homenageou, nos dias 22 e 25 de novembro, os doadores, instituições, hospitais e empresas que mais contribuíram com a manutenção dos estoques de sangue ao longo de 2024. A celebração foi alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada para agradecer quem doa sangue e sensibilizar a população para a importância da causa.

As homenagens também foram uma oportunidade para reforçar o convite à população para doar sangue nestes próximos meses. Historicamente, os bancos de sangue de todo o país registram baixa nos estoques neste período entre as festas de fim de ano e o Carnaval. O Secretário-Adjunto de Saúde, Sérgio Vencio, que participou da cerimônia, reforçou que o convite para toda a população poder ajudar o Hemocentro neste fim de ano. Ainda de acordo com o secretário adjunto, reconhecer publicamente os doadores é fundamental para fidelizá-los.

“A homenagem aos parceiros é um reconhecimento a todos que se mobilizam em prol de salvar outras vidas. É um momento de prestigiar as pessoas que dão sentido ao trabalho que fazemos diariamente. Sem os voluntários, não temos condições de atender as 223 unidades de saúde que atendemos em todo o Estado de Goiás”, afirmou.

Os voluntários e representantes de instituições que compareceram ao Hemocentro Coordenador, em Goiânia, e nas unidades de Rio Verde, Jataí, Ceres, Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis receberam troféus e certificados pelo gesto solidário de salvar vidas. Segundo a diretora-técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, a singela homenagem foi uma forma de reconhecer a boa ação dos doadores.

“Os nossos voluntários são fundamentais para nos ajudar nessa missão de salvar vidas. Essa singela lembrança foi uma forma de agradecer a todos por esse gesto solidário que faz muita diferença na vida daqueles que precisam da doação", destacou.

O doador Antônio José Abrão Neto, de 65 anos, homenageado por doar regularmente desde os 18 anos de idade, afirmou que tomou gosto pela doação de sangue. “Eu já conheço todo mundo aqui e gosto muito de vir. Acho que todo mundo deveria doar sangue pelo menos uma vez na vida. É uma ação que só faz bem, inclusive pra quem tá doando”, disse.

Hillaryane Cabral de 16 anos, também foi homenageada como uma das doadoras mais jovens do Hemocentro. Ela diz que o desejo de ajudar pessoas a motivou a se tornar doadora tão jovem. “Eu fico muito feliz em poder contribuir. Se Deus nos dá saúde, é muito importante retribuir e fazer o bem ao próximo. Eu convido todos aqueles que ainda não são doadores para vir doar. É extremamente muito gratificante”, afirmou.

A iniciativa de homenagear os parceiros e voluntário é realizada anualmente com objetivo de reconhecer quem ajuda na mobilização de pessoas que doam esperança e salvam vidas
.
A Rede Hemo, que é responsável pela captação, processamento e distribuição de sangue e hemocomponentes em Goiás, tem trabalhado incansavelmente para garantir o abastecimento dos estoques e atender às demandas dos hospitais e pacientes. No entanto, é fundamental que mais pessoas se tornem doadoras regulares, pois a demanda por sangue é constante e os estoques precisam ser constantemente renovados.

Por isso, a Rede Hemo e seus parceiros continuam trabalhando juntos para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância desse gesto e garantir o abastecimento dos estoques de sangue. A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Ao doar sangue, você pode salvar vidas e fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Acesso à informação