Simulado de evacuação de emergência treina colaboradores para agirem em situações de risco

(16/12/2024) No dia 13 de dezembro, o Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, em Goiânia, realizou o 3º Simulado de Evacuação de Emergência da unidade. A atividade é realizada anualmente com o objetivo de preparar as equipes da Brigada de Incêndio do Hemocentro para a atuarem em situações risco como o de combate a incêndio, controle de pânico e resgate de vítimas. As atividades que tiveram a participação de colaboradores, doadores e pacientes que estavam na unidade, foram realizadas com o acompanhamento das equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM). A simulação do incêndio abordou temáticas voltadas para a evacuação dos ambientes, retirada de vítimas e acionamento de alarmes foram realizadas nas áreas internas e externas da unidade.

A técnica de enfermagem do Hemocentro, Vanessa Ramos Ribeiro participou do simulado. Com uma maquiagem realística, a colaboradora foi uma das pessoas feridas, vítima de queimaduras no rosto. Ela ressalta que participar da iniciativa ajudou a entender como pode ajudar outras pessoas em situações de urgência e emergência. “Quanto mais soubermos agir em situações como esta, poderemos auxiliar nossos doadores, pois somos as pessoas que estamos na linha de frente do atendimento. Então, saberemos acalmá-los e instruí-los da forma correta”, pontuou.

O técnico de Segurança do Trabalho do Hemocentro e comandante da Brigada de Incêndio da unidade, Eduardo Crisóstomo Teles comenta que é de extrema importância treinar os colaboradores para um possível sinistro. Além disso, ressalta que é uma atividade complexa, onde é necessária a colaboração mútua de todas as pessoas. “Todos saberem o que fazer, como agir durante uma situação crítica faz e fará toda a diferença. Os nossos brigadistas estão sempre treinados, capacitados para poder fazer o resgate, uma evacuação eficaz e sem vítimas. Hoje, nosso objetivo foi alcançado, finalizamos sem nenhum óbito, conseguimos resgatar todas as pessoas que estão nas instalações da unidade.”

O primeiro tenente do Corpo de Bombeiros de Goiás, Daniel Ferreira Rodrigues, esteve presente na ação. Ele comenta que a capacitação idealizada pelo Hemocentro contribui significativamente com o trabalho dos bombeiros. “Esse tipo de exercício é essencial para a gente sempre melhorar as nossas assistências. Essa iniciativa da instituição é ótima, pois quanto mais rápido os colaboradores conseguirem sair do local, conscientes do que esta acontecendo e de forma ordenada, teremos menos vítimas, e seremos mais ágeis no resgate de todos. Essa é a nossa principal missão, diminuir a quantidade de pessoas feridas e mortas. Além disso, com a nossa participação, estamos promovendo mais capacitação para o nosso time, diminuindo o tempo de resposta de ação e aumentando os índices de salvamento de pessoas”, considerou.

Acesso à informação