Nova portaria estabelece regras para trocas de plantões na Rede Hemo

(28/02/2025) O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano - Idtech publicou, no dia 21 de fevereiro de 2025, a Portaria nº 0179/2025, que estabelece normas para a troca de serviços entre colaboradores da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos - Rede Hemo. A partir de agora, a regulamentação define critérios específicos para a realização das trocas. Profissionais sem previsão de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) ou Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) poderão realizar até duas trocas por bimestre. Para aqueles que possuem ACT ou CCT, o limite será de duas trocas mensais, enquanto os servidores públicos poderão solicitar até três trocas por mês. Os pedidos devem ser feitos com, no mínimo, sete dias de antecedência e estão sujeitos à aprovação da chefia imediata e da diretoria da unidade.

A medida tem como objetivo contribuir para a organização e o cumprimento adequado da jornada de trabalho, e foi uma reivindicação feita pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio em Ambiente de Trabalho (CIPA-A) junto à diretoria. O presidente da CIPA-A, Marcelo Henrique Álvares comentou sobre a importância dessa nova medida. "Essa vitória é fruto da dedicação da equipe da CIPA-A, que sempre busca ouvir as necessidades dos colaboradores e atuar de forma proativa para promover bem-estar e segurança no dia a dia”, destacou. Marcelo ainda agradece a cada um que, segundo ele, participou desse processo e reforça o “compromisso em continuar trabalhando por melhorias constantes”.

Outra exigência é que as trocas de plantão ocorram apenas entre colaboradores em efetivo exercício e pertencentes ao quadro de pessoal da unidade. A legislação trabalhista também deverá ser cumprida, incluindo o intervalo interjornada de 11 horas consecutivas entre turnos.

Segundo diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, a medida tem como objetivo a satisfação dos colaboradores, “uma vez que eles poderão conciliar suas atividades laborais com as suas ações pessoais, e, com isso, promover uma qualidade de vida melhor e uma satisfação”, destaca a diretora.

Além disso, a medida assegura o funcionamento eficiente dos Hemocentros e evita transtornos na escala de serviço. "É um passo importante para garantir uma gestão transparente e eficaz, promovendo um ambiente de trabalho mais equilibrado", completa a diretora.

Com a implementação das novas regras, a expectativa é de que a Rede Hemo funcione de forma mais estruturada, promovendo um ambiente de trabalho mais organizado e um atendimento mais eficiente à população.

Acesso à informação