Hemocentro e Complexo Oncológico Cora assinam termo de cooperação técnica

(19/05/2025) A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) e o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) assinaram, nesta sexta-feira, 16 de maio, o termo de cooperação técnica para a disponibilização de hemocomponentes e capacitação dos profissionais que serão responsáveis pela agência transfusional da nova unidade. Além da assinatura do acordo, também foi realizada a entrega de certificados aos profissionais que finalizaram o treinamento do ato transfusional nas categorias médica, enfermagem e biomedicina.

Além dos profissionais de saúde, os motoristas que irão realizar o transporte das bolsas de sangue também receberam treinamento sobre aspectos como legislação, embalagens, acondicionamento, validação de transporte, controle de temperatura, entre outros. Ao todo, 61 colaboradores do Cora foram treinados pelo Hemocentro.

A partir da inauguração da 1ª etapa da obra do Cora, que vai contemplar ala pediátrica da unidade, com 48 leitos, o Hemocentro Coordenador passará a ser responsável por oferecer o suporte hemoterápico à unidade, disponibilizando os hemocomponentes necessários para realizar as transfusões. “Esse é um termo de cooperação muito importante que estamos fazendo com o Cora, que iniciará suas atividades em breve. Dependeremos muito das doações, do sangue, porque são sangues especiais e contamos muito com esses profissionais, agora capacitados para assumirem um serviço de grande relevância”, destacou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.

A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, explica que o fornecimento ao Cora requer tratamentos especiais (fenotipagem, irradiação e aliquotagem), diante do perfil onco-hematológico e pediátrico. “A partir da inauguração, teremos que aumentar nossa produção mensal em quase mil procedimentos que incluem coleta de sangue, produção de hemocomponentes, coleta de plaquetas por aférese e exames laboratoriais. Segundo nossas estimativas, aproximadamente 100 bolsas poderão ser enviadas mensalmente ao Cora, um número considerado razoável” afirmou.

As transfusões de sangue ajudam a repor os componentes sanguíneos, como glóbulos vermelhos, plaquetas e plasma, que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo. Durante o tratamento de câncer, os pacientes frequentemente passam por procedimentos que exigem transfusões de sangue para combater a anemia, prevenir sangramentos e fortalecer o sistema imunológico.

“A gente sabe que a criança em tratamento de câncer precisa no seu tratamento de transfusões de sangue. Então, quando a gente faz essas transfusões, sabemos que vamos receber um hemocomponente especial. E o Hemogo tem toda a referência e a qualidade técnica para nos fornecer esses hemocomponentes. Por isso é tão importante essa parceria”, ressaltou a responsável técnica da Agência Transfusional do Cora, a médica hematologista Prisces Amélia Matos.

Acesso à informação