Hemocentro e HGG recebem visita de representantes da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

(09/06/2025) Representantes da Ouvidora da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) visitaram as instalações do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, e do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG nesta última quarta-feira, 4 de junho. A ocasião foi um momento de apresentação do serviço de Ouvidoria da unidade para a nova Ouvidora da SES, Karen de Oliveira Santos e uma oportunidade de aprendizagem e aperfeiçoamento das ações.

A nova gerente da Ouvidoria da SES, Karen de Oliveira Santos comenta que devido a assumência do cargo está realizando visitas técnicas em todas as unidades de saúde estaduais, para conhecimento das práticas de gestão das ouvidorias. “Estou feliz e encantada com a estrutura das duas unidades, com a visita nos colocamos à disposição para ajudar nas dúvidas das ouvidoras. Nós já temos um resultado satisfatório e com essa aproximação a tendência é que fique ainda melhor a mensuração de dados. Além disso, fazemos análises frequentes dos registros inseridos no Ouvidor SUS, que é um canal do Ministério da Saúde, acompanhamos esses números e repassamos para as ouvidorias, justamente para saber se está tendo alguma dificuldade com o sistema, se tem alguma dúvida, se estão entendendo realmente qual é a função das funcionalidades do sistema, que é fundamental o manuseio correto. Desejamos que a ouvidoria não seja apenas um canal de desabafo, mas que sirva de informação, sugestão e melhoria no atendimento de uma forma geral”, ressaltou.

Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, a ocasião foi oportuna para um alinhamento de informações, condutas e planos de ação. Além disso, destacou que a reunião ajuda no fortalecimento do serviço, garantindo cada vez mais melhorias nos índices de satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse encontro foi bastante produtivo e, como existe a presença de novos membros na ouvidora da SES, foi importante para conhecerem o nosso serviço, inclusive o Projeto Gestão Cidadã, já consolidado do Idtech, sendo um compilado de informações e uma referência na comunicação com os usuários do SUS. Além disso, apresentamos todos os nossos canais de comunicação com os usuários, as metodologias de aplicação de planos de melhoria, em que a alta gestão está muito envolvida assegurando a implementação de mudanças a partir da opinião do cliente. Foi uma oportunidade de entendermos as expectativas da Ouvidoria da SES, compreender os ajustes necessários, e também expor as necessidades de ajustes nos dados do Hemocentro, que são enviados para a ouvidora, devido as suas particularidades.”

As ouvidoras do HGG, Kelly Pains e Antônia Cruz, também disseram que “a visita foi muito importante, pois foi uma oportunidade de alinhar práticas da Ouvidoria com as diretrizes estaduais, garantindo que o trabalho desenvolvido esteja em conformidade com as políticas públicas e com o acolhimento ao cidadão”, destacaram.

Em nome do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, organização responsável pela gestão de ambas unidades, estiveram presentes na visita o superintendente, José Cláudio Romero, e o coordenador executivo, Lúcio Dias, que agradeceram a presença da equipe de ouvidoria da SES. "Para nós, é sempre uma honra receber representantes de uma área tão essencial quanto a Ouvidoria, que atua diretamente no fortalecimento da escuta qualificada, na transparência e na melhoria contínua dos serviços de saúde pública. Este encontro reforça nosso compromisso com a gestão participativa e com a valorização do diálogo como ferramenta fundamental para aprimorar nossos processos e atender com mais qualidade a população goiana. A parceria com a Secretaria de Saúde, por meio da Ouvidoria, é estratégica e indispensável para construirmos, juntos, uma saúde mais eficiente, humana e resolutiva”, afirmaram.

Acesso à informação