31/08/2020 - Policiais civis curados doam plasma (TV Goiânia - Na Tela)

(01/09/2020) A Polícia Civil de Goiás, por meio da Divisão de Proteção à Saúde do Servidor (DPSS), em continuidade à Campanha Polícia Civil Contra a Covid-19, realizou o ato de doação de plasma convalescente de paciente curado da Covid-19 ao Hemocentro de Goiás. Ao todo, 15 policiais civis que contraíram a doença se voluntariaram para a doação do plasma que será utilizado nas pesquisas do Hemocentro. Conforme critérios do projeto de pesquisa, apenas um policial se adequou e foi selecionado. A doação foi realizada pelo agente de polícia Carlos Roberto da Silva Pereira ao banco de sangue.
O Hemocentro de Goiás, sob orientação da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou a coleta de plasma convalescente para um projeto de pesquisa sobre a COVID-19, aprovado pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep). É o primeiro estudo do gênero realizado em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Goiás. Aproximadamente cem pessoas curadas de Covid-19 terão seu plasma coletado para avaliar o desenvolvimento de anticorpos contra o vírus. Um outro estudo prevê a aplicação deste plasma no tratamento de pacientes da doença em estado grave.

Tratamento
A ideia do uso de plasma convalescente é fornecer anticorpos já pré-formados para aqueles pacientes que têm os primeiros sinais de gravidade da doença. A Diretora Técnica do Hemocentro, Alexandra Vilela, explica que em algumas pessoas o prazo entre o organismo entrar em contato pela primeira vez com o vírus e produzir uma quantidade de anticorpos suficientes pode demorar de 10 a 14 dias. "É o que acontece com infecções muito graves, e é o que está acontecendo agora com a Covid-19. Às vezes, a ação do vírus é tão rápida que ele causa uma lesão pulmonar muito grave antes que o seu organismo possa ter uma resposta imunológica mínima".

Matéria da TV Goiânia, exibida no dia 31/08/2020, no programa Na Tela.

#hemocentro #doacaodeplasma #covid19 #coronavirus

Acesso à informação