17/09/2021 - Doação de medula óssea (TV Sagres - Sagres em Tom Maior)

(23/09/2021) Conforme dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a probabilidade de encontrar um doador de medula compatível é de 1 para cada 100 mil habitantes. Por isso, quanto mais pessoas cadastradas, maiores serão as chances dos pacientes que aguardam na fila de transplante. Caso haja um doador compatível em qualquer lugar do país, o mesmo é acionado e tem todas as despesas de deslocamento e hospedagem custeadas pelo Ministério da Saúde. Em Goiás, existem 217 mil pessoas cadastradas como doadores voluntários, e hoje o Brasil está entre os cinco maiores bancos de doação de medula óssea do mundo.

Quem pode doar?
Para ser um doador de medula óssea é necessário atender os seguintes requisitos:
– Ter entre 18 e 35 anos de idade
– Estar em bom estado geral de saúde
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico

Cadastro
Para quem já realizou o cadastro em um hemocentro, é importante estar atento para mantê-lo atualizado. “Hoje você pode atualizar seus dados pelo site http://redome.inca.gov.br/ ou pelo aplicativo ‘Redome’ disponível na sua loja de aplicativos do celular. Lá, além de atualizar os dados, o voluntário pode gerar sua carteira de doador e também uma declaração de que é doador de medula óssea”, esclarece a diretora.

Entrevista com a médica Hematologista da Rede Hemo, Maria Amoreli, exibida no dia 17/09/2021, no programa Sagres em tom maior da TV Sagres.

Acesso à informação